Accessibilidade

As informações do Portal MAPFRE estão projetadas para que sejam acessíveis a todas as pessoas.

O portal MAPFRE foi criado seguindo as diretrizes de acessibilidade do consórcio internacional W3C em seu nível de conformidade AA, facilitando a navegação pelo Portal a todos os seus usuários.

Atualmente estamos trabalhando para melhorar integralmente a acessibilidade do Portal, a fim de abarcar todas as suas seções e seu conteúdo, como documentos PDF. As seções, incluindo a página principal e as subseções, com exceção dos elementos emergentes que desde o dia 25 de maio de 2007 seguem a norma definida por W3C, são as seguintes:

  • Particulares
  • Profissionais
  • Empresas
  • Sobre a MAPFRE
  • Acionistas e Investidores
  • Outros Sites da MAPFRE

As vantagens principais que o Portal MAPFRE apresenta ao cumprir esta norma de acessibilidade são:

  • Funcionalidade e navegação acessível através do teclado
  • Clareza na interpretação dos elementos gráficos
  • Versão para impressão de todas as páginas
  • Visualização de todo o conteúdo em diferentes tipos de navegadores, incluindo os que não suportam JavaScript, plugins, ...
  • Possibilidade de aumentar ou diminuir o tamanho do texto (zoom) apresentado na tela por meio dos links diretos (+A) e (-A) acessíveis permanentemente

Funcionalidade e navegação acessível através do teclado

Usando o tabulador é possível se posicionar sobre qualquer elemento das diversas páginas do Portal MAPFRE.

Quando estiver situado sobre o elemento selecionado (links, botões,...), a mesma ação será executada apertando a tecla Enter ou o botão esquerdo do mouse.

Clareza na interpretação dos elementos gráficos

Todos os elementos gráficos (imagens, banners,...) trazem uma descrição textual com as informações que eles contêm.
Esta funcionalidade permite identificar corretamente todos os elementos gráficos com seus respectivos conteúdos.

Versão para impressão em todas as páginas

No Portal MAPFRE, há links especiais em todas as páginas para que o conteúdo de cada uma possa ser impresso corretamente.

Visualização do conteúdo em diferentes tipos de navegadores

As páginas do Portal MAPFRE estão preparadas para sua correta visualização mesmo se o usuário acessar através de um navegador que não suporte CSS.

Desta forma não é necessária nenhuma tecnologia especial para visualizar corretamente o conteúdo do Portal MAPFRE e navegar por ele.

Aumento e diminuição do tamanho do texto

Através de dois acessos diretos, disponíveis e de fácil alcance a partir de qualquer ponto do Portal, pode-se aumentar ou diminuir o texto em função das necessidades de visualização do usuário.

Esta modificação do tamanho do texto será feita sem alterar a correta disposição e visualização do conteúdo do Portal MAPFRE.

Tecnologia aplicada no desenvolvimento do Portal MAPFRE

Cumprimento das normas WCAG (Web Content Accessibility Guidelines) do W3C (World Wide Web Consortium), em seu nível intermediário (AA). Pautas de Conteúdo Acessível em Web 1.0