Informação econômica e financeira

Informação econômica e financeira

O trabalho de análise e investigação do Serviço de Estudos da MAPFRE estará focalizado nos temas vinculados ao seguro e às pensões complementares, às variáveis macroeconômicas e financeiras e os contextos normativos. Para fomentar a análise elaborar-se-ão diferentes tipos de relatórios:

Relatórios de conjuntura (Outlook) que oferecem una visão geral das principais perspectivas, previsões e tendências macroeconômicas e financeiras, assim como uma avaliação do seu impacto sobre a atividade de seguros. Este relatório de periodicidade anual complementa-se com atualizações trimestrais nas quais se analisam os eventos e desenvolvimentos mais relevantes do período.

Panorama econômico e setorial de 2018: perspectivas para o quarto trimestre

Panorama económico y sectorial 2018: perspectivas hacia el cuarto trimestre

Vários fatores parecem cristalizar os sinais avistados desde o início do ano, que anunciavam a mudança de ciclo na economia global, liderada pela economia dos Estados Unidos. A partir de 2019, o crescimento global ainda será liderado pelos Estados Unidos, mas sua dinâmica será menor, dando origem a um cenário central de ajuste suave, no qual o PIB global estará em torno ao seu potencial. Esse crescimento terá contribuição em igual medida pelos países desenvolvidos e emergentes (embora em menor escala do que antes) e ocorrerá no contexto de uma perda de sincronia da política monetária a nível global. O nosso cenário central tem fortes riscos negativos principalmente nos EUA e na China.

Panorama econômico e setorial de 2018: perspectivas para o quarto trimestre (Espanhol)
Panorama econômico e setorial de 2018: perspectivas para o quarto trimestre (Inglês)

Panorama econômico e setorial de 2018: perspectivas para o terceiro trimestre

Panorama económico y sectorial 2018: perspectivas hacia el tercer trimestre

Embora a atividade global mantenha o momento cíclico durante a segunda e parte do terceiro trimestre, ela é cada vez menos sincronizada, mais frágil e dependente dos estímulos dos EUA. A política comercial, econômica e internacional dos EUA tornou-se uma fonte de choques com impacto global na valorização do USD, na volatilidade do Brent e nas expectativas de atividade e comércio global. Embora no momento não tenha se traduzido em um evento de risco, a acumulação de desequilíbrios globais, o esgotamento do ciclo americano e a capacidade da administração americana de induzir volatilidade em todos os níveis à escala global exigem cautela. O cenário base atual é o de um ajuste cíclico ordenado, embora a probabilidade de um ajuste mais severo tem estado a aumentar recentemente.

Panorama econômico e setorial de 2018: perspectivas para o terceiro trimestre (Espanhol)
Panorama econômico e setorial de 2018: perspectivas para o terceiro trimestre (Inglês)

Panorama econômico e setorial de 2018: perspectivas para o segundo trimestre

Panorama económico y sectorial 2018: perspectivas hacia el segundo trimestre

Destaca-se que o crescimento mundial manteve o seu impulso durante o primeiro trimestre, confirmando uma previsão de crescimento muito parecida à que se conseguiu durante 2017, tanto em velocidade como em composição. Este crescimento continuará apoiando-se nos fortes estímulos de procura tanto fiscais como monetários em ambas regiões. Além disso, a política fiscal dos Estados Unidos, a continuidade da política monetária expansiva a nível mundial e a forte inercia no dinamismo do consumo e investimento, apoiam isso.

Panorama económico e setorial de 2018: perspectivas para o segundo trimestre (Espanhol)
Panorama económico e setorial de 2018: perspectivas para o segundo trimestre (Inglês)

Panorama econômico e setorial de 2018

Panorama económico y sectorial 2018

Este relatório oferece uma visão geral das principais tendências macroeconômicas e financeiras para 2018, para o mundo e para as principais economias, assim como uma avaliação da sua relação e impacto sobre a atividade seguradora. A economia mundial poderia crescer este ano 3,7%, uma décima mais que em 2017, por cima das expetativas que existiam há um ano atrás. No entanto, a dinâmica da atividade econômica mundial também mostra sinais de estabilização e faz prever que talvez estejamos no preâmbulo de uma viragem de ciclo que se materializaria lá para o final de 2019. No caso da indústria de seguros, o crescimento mundial previsto para 2018 prevê um impacto positivo no desenvolvimento do mercado segurador a nível mundial, que se notará especialmente nas economias emergentes.

Panorama econômico e setorial de 2018 (Espanhol)
Panorama econômico e setorial de 2018 (Inglês)
Panorama econômico e setorial de 2018 (Espanhol) (ePub)
Panorama econômico e setorial de 2018 (Inglês) (ePub)

Panorama económico e setorial de 2017: perspectivas para o quarto trimestre

Panorama económico e setorial de 2017: Perspectivas para o quarto trimestre

Neste informe revisa-se a situação conjuntural mundial, focalizando-se nos países más relevantes. Atualizamos as perspectivas de atividade, preços e variáveis financeiras, assim como o balanço dos riscos e vulnerabilidades que afronta a economia global. O relatório aborda questões de política econômica global, com especial ênfase nas consequências da previsível retirada de liquidez associada à normalização dos balanços dos grandes bancos centrais para a economia mundial e para o mercado segurador.

Panorama econômico e setorial 2017: Perspectivas para o quarto trimestre (Espanhol)
Panorama econômico e setorial 2017: Perspectivas para o quarto trimestre (Inglês)

Panorama econômico e setorial 2017: perspectivas para o terceiro trimestre

Panorama econômico e setorial 2017: perspectivas para o terceiro trimestre

O Serviço de Estudos da MAPFRE publica a segunda atualização trimestral do seu relatorio Panorama económico e setorial de 2017. Esta atualização realiza-se com a Informação disponível até ao segundo trimestre de ano e apresenta a revisão das previsões macroeconômicas desde o terceiro trimestre de 2017 em adiante. O relatório focaliza-se no processo de normalização da política monetária mundial, os acontecimentos sobre a política econômica dos Estados Unidos, e o impacto dos acontecimentos políticos sobre a economia na Europa e no Brasil.

Panorama económico e setorial de 2017: perspectivas para o terceiro trimestre (Espanhol)
Panorama económico e setorial de 2017: perspectivas para o terceiro trimestre (Inglês)

Panorama económico e setorial de 2017: perspectivas para o segundo trimestre

Panorama económico e setorial de 2017: perspectivas para o segundo trimestre

O bom ritmo econômico constatado no primeiro trimestre de 2017 faz prever una leve aceleração do crescimento mundial para este ano, ainda que sem estar isente de incertezas políticas e económicas que se analisam nesta revisão trimestral. Neste relatório atualiza-se o panorama económico e a sua influencia no mercado segurador. Na indústria mundial dos seguros apercebe-se una aceleração do negocio, tanto de Vida como de Não Vida, com una contribuição dos países emergentes, maior do que o previsto inicialmente. Prevê-se que este crescimento continue ao longo de 2017-2018, tanto nos mercados desenvolvidos como nos emergentes, sendo este último bloco aquele que vai liderar o caminho do crescimento.

Panorama económico e setorial 2017: perspectivas para o segundo trimestre (Espanhol)
Panorama económico e setorial 2017: perspectivas para o segundo trimestre (Inglês)

Panorama económico e setorial de 2017

Panorama económico e setorial de 2017

Relatório de conjuntura preparado pelo Serviço de Estudos da MAPFRE no qual se oferece uma visão geral das principais perspectivas e tendências macroeconômicas e financeiras para 2017, assim como uma avaliação da sua relação e impacto sobre a atividade seguradora. Na primeira parte do relatório faz-se uma análise do contexto econômico mundial que se caracteriza com o conceito de “estagnação secular” (baixo nível de atividade económica, inflação baixa e taxas de juro baixas). Este contexto é o ponto de partida para avaliar a perda de eficácia da política monetária e a crescente necessidade de aplicar mais ativamente a política fiscal como meio de estímulo à atividade econômica. A segunda parte do relatório apresenta uma análise dos mecanismos através dos quais a atividade econômica mundial transmitirá os seus efeitos ao setor segurador. Inclui um contexto conceitual geral, e também uma análise quantitativa que prevê uma aceleração do negocio de seguros ao longo de 2017-2018, tanto nos mercados desenvolvidos como nos emergentes, sendo estes últimos os que vão liderar o caminho do crescimento. Também se dá uma perspectiva sobre as principais tendências normativas aplicáveis ao sector de seguros em 2017.

Panorama econômico e setorial 2017 (Espanhol)