Materialidade e Grupos de interesse

A MAPFRE precisa do envolvimento dos seus grupos de interesse, especialmente os definidos em sua missão, para alcançar seus objetivos empresariais e sociais e, por essa razão, estabeleceu canais específicos de comunicação e diálogo que permitem, além disso, conhecer suas necessidades e expectativas.

Grupos de Interesse

Princípios específicos de atuação da Política de RSC


Grupo de interesse Compromissos MAPFRE
Empregados

a) Consolidar uma cultura de respeito às pessoas e comportamentos favoráveis e abertos à diversidade perante qualquer um dos grupos de interesse da empresa.

b) Garantir o direito à igualdade real de oportunidades e de tratamento para todos os trabalhadores, sem exceção, permitindo-lhes desenvolver-se no âmbito pessoal e profissional.

c) Evitar qualquer tipo de discriminação profissional nos âmbitos do acesso ao emprego, promoção, classificação profissional, formação, remuneração, conciliação da vida profissional e familiar e pessoal e demais condições profissionais.

d) Contribuir para manter ambientes profissionais livres de assédio e comportamentos violentos ou ofensivos para com os direitos e a dignidade das pessoas, e garantir a existência dos procedimentos adequados para tratar e corrigir qualquer problema desse tipo, se houver.

e) Alcançar um nível ideal quanto à segurança no trabalho, e obter um ambiente que permita que os profissionais da MAPFRE realizem seu trabalho nas melhores condições físicas, psíquicas e de bem-estar.

f) Promover o estabelecimento de condições de remuneração que garantam um salário digno, reconhecendo o desempenho e a contribuição dos empregados nos resultados da empresa.

g) Oferecer aos empregados a oportunidade de canalizar e desenvolver seu lado mais solidário através do Voluntariado Corporativo, em conformidade com o Plano Geral de Voluntariado da MAPFRE

Clientes e segurados

a) Proporcionar uma assessoria honesta e informações completas sobre as características e qualidades dos produtos e serviços da MAPFRE, antes de sua contratação.

b) Prestar um serviço acessível e de qualidade no prazo acordado, realizando um acompanhamento da experiência do cliente por meio de pesquisas que meçam sua satisfação e por outros meios e sistemas que permitam ouvir o cliente ativa e permanentemente em todos os processos e operações nos quais ele se relaciona com a empresa.

c) Manter a devida confidencialidade no tratamento dos seus dados.

d) Gerenciar e resolver suas queixas no menor prazo possível.

e) Manter canais de comunicação adequados e eficientes utilizando, para isso, os meios que melhor se adaptem.

f) Inovar permanentemente em produtos e serviços de valor agregado, facilitando e estimulando o acesso do maior número de grupos ao seguro.

g) Respeitar e cumprir as normas que regulamentam as atividades de comunicação e marketing, e assumir os códigos voluntários que dão transparência e veracidade a tais ações.

Fornecedores

a) Além de colocar o foco na eficiência e na qualidade dos produtos e/ou serviços que os fornecedores da MAPFRE prestam, adotar práticas responsáveis que gerem valor mútuo.

b) Procurar que a cadeia de valor cumpra os princípios e valores da MAPFRE, o Código Ético e de Conduta e os princípios estabelecidos nesta política.

c) Garantir que tanto a Norma Corporativa de Compras como as Diretrizes Gerais do Modelo e as Políticas de gestão de fornecedores de serviços sejam cumpridas.

Distribuidores/ mediadores

a) Manter um diálogo permanente através das estruturas comerciais e plataformas específicas criadas para tal fim.

b) Procurar processos de seleção e remuneração que permitam avaliar as habilidades e competências profissionais, bem como outros aspectos de interesse para garantir a qualidade do serviço que prestam.

c) Implementar um modelo de formação adaptado às necessidades de cada distribuidor, prestando especial atenção na capacitação orientada ao cumprimento da estratégia e dos valores da MAPFRE e da Política de RSC

Acionistas
Promover a participação informada dos acionistas nas assembleias gerais, proporcionando um tratamento semelhante a todos eles.
Sociedade

a) Assumir o impacto que sua atividade gera na sociedade, avaliando e gerenciando os riscos não financeiros, éticos, de governança, de reputação, sociais e ambientais e aqueles relacionados com os Direitos Humanos.

b) Comprometer-se com aquelas iniciativas ou atividades sociais que sejam benéficas à sociedade. A MAPFRE considera que seus âmbitos de ação social prioritária são: a deficiência, a prevenção de acidentes e a segurança viária, o incentivo da cultura seguradora, a promoção da saúde, o meio ambiente e o voluntariado corporativo.

Trabalhar em estreita colaboração com a Fundación MAPFRE, que desenvolve as suas atividades em conformidade com o estabelecido pelo seu Patronato e seus estatutos sociais

c) Considerar que também a partir da linha de patrocínios que promove, de acordo com o Manual Corporativo de Patrocínios, contribui para o desenvolvimento de atividades benéficas à sociedade

Canais de relacionamento


Grupo de interesse Canais de relacionamento
Acionistas, Investidores e Sócios Serviço telefônico ao acionista; informações específicas na Internet: “Acionistas e Investidores”; Assembleia Geral de Acionistas; boletins semestrais de atividades; e-mails; reuniões presenciais e teleconferências; webcasts
Segurados e Clientes Agências físicas; call center; portal MAPFRE e Agência MAPFRE Internet; pesquisas de satisfação; newsletters; queixas e reclamações; remessas postais; redes sociais; publicidade; patrocínios. Estudo corporativo de Materialidade. Aplicativos móveis. Whatsapp
Funcionários e Representantes Legais dos trabalhadores Intranet / portal interno / e-mail; newsletters; pesquisas de clima no trabalho (GPTW); caixa de sugestões, blogs, fóruns; reuniões de objetivos; revistas: O Mundo da MAPFRE. Estudo corporativo de Materialidade
Reuniões periódicas, Comitês, caixas
Distribuidores Página da MAPFRE; newsletters específicos; planos de formação; plataforma online para mediadores; cartazes: folhetos comerciais, cartazes de campanhas; revistas especializadas; programas de formação e capacitação; reuniões comerciais com os canais de venda; redes sociais. Estudo corporativo de Materialidade. Canal Direto de Rede de Agências. Site para Mediadores.
Fornecedores Plataformas online; portais específicos; plataformas telefônicas próprias e combinadas; boletins e revistas específicas; grupos de trabalho; redes sociais; reuniões e convenções; pesquisas internas. Estudo corporativo de Materialidade
Sociedade Página Corporativa da MAPFRE; relatórios de Responsabilidade Social; endereços de e-mail: responsabilidadsocial@mapfre.com; medioambiente@mapfre.com; redes sociais; revista Mundo MAPFRE. Página Corporativa da Fundación MAPFRE
Órgãos reguladores e supervisores Diretamente ou por meio de Associações empresariais, locais e Internacionais
Meios de Comunicação

Contato direto com meios de comunicação
Sala de imprensa online
Perfis específicos em redes sociais.


MAPFRE se compromete a realizar una revisión y adaptación permanente de dichos canales, aplicando las nuevas tecnologías, de forma que sean idóneos y eficaces para el cometido que tienen que desempeñar. 

Además, MAPFRE dispone de procesos de identificación de aquellos asuntos considerados materiales o relevantes para el desarrollo de la actividad empresarial y para sus grupos de interés. Este proceso de materialidad se establece como complemento a los canales de diálogo mencionados.