Política de Meio Ambiente do GRUPO MAPFRE

Política Ambiental e Energética

Política de Meio Ambiente do GRUPO MAPFRE

A MAPFRE trabalha para gerar lucro para seus acionistas e para as pessoas que participam de suas atividades ou colaboram com elas utilizando critérios de sustentabilidade e de disposição para servir a Sociedade, como forma de reconhecimento da responsabilidade que entendem que lhes cabe para a evolução e progresso adequados daquela.

Esta contribuição para a sustentabilidade conta com a participação de todas as pessoas que fazem parte da gestão da MAPFRE em todos os níveis, por meio de um firme compromisso com a prevenção da contaminação, a preservação do Meio Ambiente e da biodiversidade, o fomento da eficiência energética e a gestão da mudança climática, formalizado pela presente Política de Meio Ambiente.

O compromisso da MAPFRE com o meio ambiente materializa-se por meio de três eixos fundamentais: a integração do Meio Ambiente no negócio, o desenvolvimento de ações de gestão ambiental e a promoção da responsabilidade ambiental na Sociedade.

Política ambiental e energética (PDF, 40,2 KB)

Mostrar tudo

  • Integração de critérios ambientais: nos processos de análise de riscos e de tomadas de decisão de operações de investimentos, no gerenciamento da cadeia de abastecimento, na administração de imóveis e em outros processos que possam gerar impactos ambientais, energéticos e/ou relacionados com a mudança climática.
  • Desenvolvimento de produtos e serviços que contribuam com a melhoria da gestão do risco ambiental, do consumo sustentável de energia e da redução de emissões de gases de efeito estufa.

  • Cumprimento da legislação vigente aplicável, bem como de outros compromissos adquiridos voluntariamente, e adoção de medidas para a melhoria contínua através do desenvolvimento de um Sistema Integrado de Gestão Ambiental, Energética e de Mudança Climática, que estabeleça objetivos periódicos cujo cumprimento seja monitorado por meio de auditorias, e que disponha da informação e dos recursos necessários para atingir seus objetivos e metas anuais.
  • Uso dos recursos de modo racional para diminuir a pegada ambiental controlando os recursos, minimizando o consumo de água, papel e energia, reduzindo a geração de resíduos e fomentando a reciclagem, através da implantação de boas práticas ambientais, energéticas e ecologicamente eficientes, bem como da promoção do consumo de energias renováveis e da compensação das emissões de gases de efeito estufa.

  • Fomento da cultura e da conscientização ambiental entre seus colaboradores, aos quais será proporcionada a formação necessária para cada caso, concebida como responsabilidade de todos os seus funcionários, o que implica que todos eles deverão executar suas atividades em conformidade com as normas e procedimentos ambientais existentes.
  • Disponibilização de recursos aos funcionários para que possam participar das consecuções de objetivos da MAPFRE em relação à gestão ambiental, à eficiência energética e aos processos de atenuação da e adaptação à mudança climática, contribuindo assim para o desenvolvimento sustentável.
  • Desenvolvimento de ações para obter uma maior conscientização da Sociedade quanto aos aspectos ambientais, energéticos e de mudança climática, através de atividades de sensibilização e divulgação dirigidas a grupos diversos, bem como quanto à integração desses aspectos na nossa cadeia de valores.
  • Contribuição para a pesquisa, desenvolvimento e difusão do conhecimento científico e tecnológico que tem como finalidade preservar o Meio Ambiente e a biodiversidade, os recursos energéticos e a resposta perante a mudança climática, bem como a participação em entidades e fóruns nacionais e internacionais onde seja promovido e apoiado o desenvolvimento de iniciativas neste sentido.