Política de Responsabilidade Social

Política de Responsabilidade Social

A responsabilidade social permite conciliar o interesse social da empresa com os legítimos interesses dos diferentes stakeholders que possam ser afetados, e também assumir o impacto das atividades da companhia na comunidade em seu conjunto e no meio ambiente.

A presente Política de Responsabilidade Social Corporativa (doravante, “Política de RSC”) pretende estabelecer um quadro de referência a partir do qual qualquer entidade do Grupo MAPFRE possa desenvolver e potencializar um comportamento socialmente responsável, independentemente da forma – convencional e/ou digital-, na qual o negócio for desenvolvido, e do país no qual operar, adaptando localmente as ações necessárias para o seu cumprimento. 

La política consta de:

Princípios gerais de atuação:

1. Cumprimento dos Compromissos Internacionais relacionados com a Responsabilidade Social, assinados pela MAPFRE. 

2. Cumprimento das leis e normas nacionais e internacionais vigentes em todos os países onde o Grupo está presente, adotando de forma complementar normas e diretrizes internacionais.

3. Manutenção de práticas de governança corporativa.

4. Comunicação e diálogo com todos os grupos de interesse.

5. Compromisso com a transparência, visando transmitir e gerar confiança e credibilidade aos nossos grupos de interesse. 

6. Compromisso com os Direitos Humanos. 

7. Responsabilidade fiscal. 

8. Conservação e promoção do Meio Ambiente.  

9. Promoção da responsabilidade social.

Princípios específicos de atuação a Funcionários, Clientes e segurados, Fornecedores, Distribuidores/mediadores, Acionistas, Sociedade.

Mecanismo de desenvolvimento, seguimento e controle da política

Esta política será desenvolvida e complementará as diversas políticas que forem aprovadas no Grupo que tiverem relação direta com os princípios gerais e específicos de atuação estabelecidos.

Será o Comitê Corporativo de RSC da MAPFRE, órgão interno permanente com funções executivas e faculdades de informação, assessoria e proposta dentro do seu âmbito de atuação, que, agindo de acordo com suas competências, informe anualmente o Conselho de Administração da MAPFRE, S.A., e/ou órgão delegado por este e competente ao respeito,, sobre o nível de avanço do cumprimento da Política e da estratégia de RSC.

Comitê Corporativo de RSC

O Comitê de RSC é um órgão interno permanente, com funções executivas e competências de informação, assessoria e proposição dentro de seu âmbito de atuação. 

Tem por objetivo incentivar o desenvolvimento da responsabilidade social no Grupo MAPFRE.

O Comitê é formado pelos representantes superiores das Áreas Financeira, de Meios e Coordenação Institucional e da Secretaria Geral. Além disso, recebe o suporte e a assessoria da Diretoria de Responsabilidade Social e RC, bem como do Grupo de Trabalho Interno de RSC.