UNEP-FI das Nações Unidas

UNEP-FI das Nações Unidas

A UNEP FI é uma associação mundial das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e para o setor financeiro. A UNEP FI trabalha em estreita colaboração com mais de 170 instituições financeiras que são signatárias das Declarações da UNEP FI e de uma série de organizações associadas para desenvolver e promover os vínculos entre o meio ambiente, a sustentabilidade e o desempenho financeiro. 

A MAPFRE, como parte importante do setor de seguros, reconhece que as necessidades de desenvolvimento econômico devem ser compatíveis com o bem-estar das pessoas e com um meio ambiente saudável. Ignorar essa necessidade pode provocar um aumento dos custos sociais, ambientais e financeiros. Nosso setor, em colaboração com os governos, indivíduos e organizações, desempenha uma função importante na administração e redução dos riscos ambientais. Estamos decididos a trabalhar em conjunto em questões essenciais como a redução da contaminação, o aproveitamento eficiente dos recursos e as mudanças climáticas. Procuramos descobrir soluções realistas e sustentáveis.

Mostrar tudo

  • 1.1 Consideramos o desenvolvimento sustentável, definido como o desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem colocar em risco a capacidade das futuras gerações para satisfazer suas próprias necessidades, como um aspecto fundamental da administração racional dos negócios.
  • 1.2 Acreditamos que a melhor maneira de conseguir o desenvolvimento sustentável é deixando que os mercados atuem dentro de um marco adequado de regulamentações e de instrumentos econômicos eficientes em função dos custos. O governo deve desempenhar um papel de guia no estabelecimento e aplicação de prioridades e valores a longo prazo.
  • 1.3 Consideramos que um setor de seguros forte e ativo constitui uma importante contribuição para o desenvolvimento sustentável, pela sua interação com outros setores econômicos e com os consumidores.
  • 1.4 Acreditamos que os conhecimentos e técnicas atuais de nosso setor em questões como a compreensão das incertezas, a identificação e a quantificação dos riscos e a resposta aos riscos são fatores essenciais que contribuem para resolver os problemas ambientais.
  • 1.5 Reconhecemos o princípio da devida precaução, visto que não é possível quantificar de modo suficiente alguns interesses nem obviamente traduzir todos os efeitos em termos puramente financeiros. É necessário pesquisar para reduzir a incerteza, mas essa não pode ser eliminada inteiramente.

  • 2.1 Fortaleceremos a atenção prestada aos riscos ambientais em nossas atividades básicas. Essas atividades compreendem a gestão dos riscos, a prevenção de perdas, o projeto de produtos, o trâmite de reclamações e a gestão de ativos.
  • 2.2 Estamos decididos a administrar as operações internas e o patrimônio físico que controlamos de forma a refletirem questões ambientais.
  • 2.3 Revisaremos periodicamente nossas práticas administrativas a fim de integrar as novidades sobre a gestão ambiental a nossas atividades de planejamento, comercialização, comunicações entre os funcionários e a capacitação, bem como às demais atividades básicas.
  • 2.4 Incentivamos as pesquisas sobre essas questões e sobre questões relacionadas. As respostas às questões ambientais podem ter uma eficiência e um custo variável. Incentivamos as pesquisas que descobrem soluções criativas e eficientes.
  • 2.5 Damos apoio aos produtos e serviços de seguros que promovem práticas ambientalmente corretas através de medidas como a prevenção de perdas e as condições contratuais. Além de cumprir com os requisitos de segurança e rentabilidade, tentaremos incluir considerações ao meio ambiente em nossa gestão de ativos.
  • 2.6 Levaremos a cabo testes internos periódicos em matéria de meio ambiente e procuraremos determinar objetivos e normas ambientais que possam ser mensuradas.
  • 2.7 Cumpriremos com todas as regulamentações ambientais aplicáveis no âmbito local, nacional e internacional. Além de cumprir com essas regulamentações, procuraremos preparar e adaptar medidas melhores à gestão ambiental. Daremos apoio a nossos clientes, sócios e fornecedores para que façam a sua parte.

  • 3.1 Embora vamos respeitar a confiança comercial, estamos dispostos a compartilhar informação pertinente com nossos interlocutores, incluídos os clientes, intermediários, acionistas, funcionários e regulamentadores. Deste modo melhorará a capacidade de resposta da sociedade aos desafios ambientais./p>
  • 3.2 O diálogo com as autoridades públicas e outros órgãos contribuirá para criar um marco mais eficiente para o desenvolvimento sustentável.
  • 3.3 Trabalharemos em colaboração com o Programa para o Meio Ambiente das Nações Unidas a fim de promover os princípios e objetivos da presente declaração e buscamos o apoio ativo do PNUMA.
  • 3.4 Incentivaremos outras instituições de seguros para que deem apoio a essa declaração. Estamos decididos a compartilhar com elas nossas experiências e conhecimentos a fim de ampliar melhores práticas.
  • 3.5 Comunicaremos com energia nossas atividades ambientais ao público, revisaremos periodicamente a eficiência da presente declaração e esperamos que todos os signatários realizem progressos autênticos.