Temas relevantes para nossos Grupos de Interesse

Temas relevantes para nossos Grupos de Interesse

O Estudo de Materialidade da MAPFRE é uma análise realizada anualmente e que nos permite conhecer, por meio do diálogo e da participação dos nossos grupos de interesse, os assuntos relevantes que eles identificam do ponto de vista da boa governança, social e ambiental, e suas expectativas e interesses no âmbito da sustentabilidade.

Na última edição, que foi realizada em Espanha, Brasil, Colômbia, México e Porto Rico, introduzimos duas novidades. Por um lado, uma análise individualizada de materialidade para cada grupo de interesse, que nos permitiu identificar temas específicos e transversais a todos eles, e que facilitará o desenvolvimento de ações para cada um desses grupos. Por outro lado, introduzimos novas fontes externas (como a Diretiva Europeia 2014/95/UE sobre divulgação de informações não financeiras e diversidade, guia GRI e o IIRC, o Sustainability Year Book, o Eurobarômetro e o World Economic Forum) e internas (como o Plano de Sustentabilidade 2016-2018 e o Plano Estratégico do Grupo).

O estudo realizado em 2016 permitiu identificar estes temas relevantes para cada um dos seguintes grupos de interesse da MAPFRE:

  1. Privacidade de dados pessoais 
  2. Corrupção, fraude e suborno 
  3. Segurança e saúde no trabalho 
  4. Segurança cibernética 
  5. Princípios éticos e valores 
  6. Cultura de respeito às pessoas 
  7. Satisfação do cliente e qualidade 
  8. Direitos Humanos
  9. Reclamações e queixas
  10. Consumos e emissões energéticos

Existem alguns assuntos que são considerados relevantes apenas pelos grupos externos, e outros, que são para a Empresa. Para consultar os detalhes, você pode acessar aqui o Relatório Anual 2017 de Responsabilidade Social.

Tanto o processo de materialidade como os indicadores correspondentes à relação com os nossos grupos de interesse foram certificados oficialmente pelo GRI, e isso é demonstrado pelo selo “Materiality Disclosures Service", que é de caráter obrigatório.