Pegada Ambiental

Pegada Ambiental

A Eco-eficiência na MAPFRE

A utilização racional de recursos é um dos principais objetivos ambientais da MAPFRE.

A minimização dos consumos de água, papel e energia, bem como a redução e reutilização dos resíduos gerados, são alcançadas implantando boas práticas ambientais voltadas à minimização da nossa pegada ambiental. A participação dos funcionários por meio do consumo responsável e do gerenciamento adequado dos resíduos é um fator determinante para atingir esses objetivos:

Água

Os recursos hídricos representam uma questão crítica para o futuro do planeta, tendo em vista que a disponibilidade de água potável é ameaçada diretamente pelas consequências da mudança climática.

Consciente desta realidade, a MAPFRE aposta pelo gerenciamento integral e sustentável da água dentro das suas instalações, como, por exemplo, a implementação de programas e medidas administrativas para otimizar e reduzir o consumo de água sem perder a comodidade, garantindo, ao mesmo tempo, que os resíduos de água eliminados nas nossas instalações obedecem às normas de qualidade exigidas pela legislação.

Eficiência, tecnologia, desenho, normas, controle de consumo e responsabilidade - estes são alguns dos fatores que a MAPFRE leva em consideração quando se trata de gerenciar com eficácia as instalações e atividades que exigem água.

Energia

A utilização sustentável da energia se transformou em um dos grandes desafios que a humanidade tem pela frente. A promoção e divulgação dos princípios de uma nova cultura de energia baseada na utilização e no gerenciamento responsável da energia é um dos compromissos que a MAPFRE assumiu e que aposta pela economia e a eficiência energética como um instrumento de crescimento ecológico baseado em uma economia baixa em carbono.

Inovação, eficiência energética, energias renováveis e eco-eficiência -estes são alguns dos fatores que a MAPFRE considera, juntamente com a otimização e a promoção de melhores práticas sustentáveis, quando se trata de identificar e gerenciar seus aspectos energéticos, sem deixar de lado o nível de comodidade e qualidade no interior das instalações.

Resíduos

Um dos problemas mais graves que nosso planeta sofre é a geração e gerenciamento inadequados de resíduos. A MAPFRE, como uma empresa sustentável, estabeleceu diretrizes para gerenciar, de forma ideal e eficiente, os resíduos derivados das suas atividades, incluindo a prevenção da contaminação e o aproveitamento dos recursos como aspectos prioritários, além do cumprimento estrito da legislação aplicável.

A prevenção, reutilização, reciclagem e valorização da energia são fatores previstos no modelo e logística dos Sistemas de Gestão de Resíduos implantados na MAPFRE, juntamente com as normas de responsabilidade e promoção de boas práticas. Para o funcionamento correto destes, é necessária a participação e o envolvimento de todos os que trabalham nesta companhia.

Consumo responsável e compra ecológica

A MAPFRE inclui critérios de sustentabilidade nos processos empresariais relacionados com compras de materiais, produtos, serviços e/ou com a contratação de fornecedores, e inclui a análise do impacto ambiental no seu ciclo de vida na avaliação dos aspectos econômicos e técnicos.

Isto representa um instrumento-chave para promover a competitividade e a inovação das empresas, incentivando os fabricantes e fornecedores a incorporar as melhores práticas disponíveis. O consumo responsável e a compra ecológica são economicamente viáveis e mais justos e solidários do ponto de vista ambiental e social. Além disso, representam uma alternativa para o modelo atual de consumo.