Skip to Content

Mudança Climática

Mudança Climática

A atenuação e adaptação à mudança climática deve ser uma prioridade para os órgãos, empresas e a sociedade em geral, visando transformar a economia atual em uma economia sem carbono. Neste sentido, como companhia Seguradora Global, desempenhamos um papel importante na hora de contribuir para gerenciar o risco climático através de pesquisa, entendimento e compartilhamento de conhecimentos sobre esse cenário.

Para isso, como parte da sua estratégia, a MAPFRE adota compromissos de mitigação e adaptação à mudança climática, tendo objetivos assumidos publicamente de reduzir as emissões gases de efeito estufa, que exigem a definição e implementação de atualizações voltadas à redução da pegada de carbono das suas atividades.

  • Compromisso a curto prazo
  • Compromisso a médio e a longo prazo

A MAPFRE conta com um Plano Estratégico de Eficiência Energética e Mudança Climática com um horizonte de tempo até o ano de 2020, que estabelece a redução de 14.710.519 kWh (redução de 11% em relação a 2013), bem como a redução de 9.924 toneladas de CO2 (redução de 20% em comparação como o ano de 2013).

No final de 2018, foi alcançada uma redução de emissões de 51% em relação à linha de base estabelecida (2013).

Principais linhas de atuação do Plano Estratégico de Eficiência Energética e Mudança Climática 2014-2020:

  • Integração da Pegada de Carbono no Modelo Corporativo SIGMAYE: Desenvolvimento de um modelo corporativo de reporte e cálculo de pegada de carbono nos países onde a MAPFRE opera.
  • Expansão do Modelo Corporativo de Gestão Energética, Ambiental e da Pegada de Carbono (SIGMAYE)): Implementação progressiva das normas ISO 50001, ISO 14001 e ISO 14064 em edifícios e países onde a MAPFRE opera. Gestão de consumo e otimização de recursos. Renovação de instalações e melhoria do controle operacional.
  • Comprar verde: Introduzir critérios de Eficiência Energética e Mudança Climática na contratação de serviços com maior impacto na pegada de carbono da MAPFRE como contratos de eletricidade, gás, serviços de transporte de ligação, compra de papel, equipamentos de escritório e frota de veículos.
  • Políticas de poupança em equipamento de escritório: Implementação de ferramentas de gestão de energia para os equipamentos de informática dos funcionários para possam ser desligados remotamente.
  • Escritórios ecoeficientes: Implementação de soluções para melhorar o desempenho energético dos escritórios, diretos e delegados, da rede comercial da MAPFRE.
  • Desenvolvimento e divulgação de campanhas de consciencialização para os colaboradores, como a campanha Cool Biz para adequar o vestuário no local de trabalho à temperatura exterior.
  • Mobilidade sustentável: disponibilizar aos colaboradores serviços para promover medidas de mobilidade sustentável em busca de alternativas aos veículos particulares: serviço de transporte com os principais pontos de conexão para funcionários que trabalham em alguns edifícios Sede; Iniciativa "Partilhar carro".
  • Telecomunicações: promoção do trabalho remoto e, por outro lado, de reuniões telefônicas e videoconferências que evitem deslocações dos funcionários entre as diferentes áreas geográficas.
2018 2017 2016 2015 2014 2013
Ton. CO2 emitidas (*) 24.496 27.640 28.244 39.852 44.128 49.649
Emissões reduzidas em relação à LB (*) 25.154 22.189 21.405 9.797 5.521 Linha de Base (LB)

(*) Alcance:
Países incluídos: Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, EUA, México, Porto Rico e Turquia.

Categorias incluídas:
Alcance 1 (gás natural, diesel edifícios, combustível veículos de empresa);
Alcance 2 (eletricidade);
Alcance 3 (consumo de papel, emissões evitadas graças à reciclagem de papel e viagens de empresa (somente Espanha).


Com a concretização dos objetivos do plano e o desafio assumido pela empresa para se posicionar como um líder de sustentabilidade, inovação e confiança, foram reforçados os compromissos na luta contra as alterações climáticas, tendo também como um objetivo a curto prazo que todas as operações das entidades da MAPFRE sediadas em Espanha e em Portugal sejam neutras em carbono em 2021, o que representa 61% das atuais emissões de CO2 atuais do Grupo.

A empresa se compromete a reduzir as emissões de gases de efeito de estufaatravés do Plano Estratégico da Pegada Ambiental mediante objetivos mais ambiciosos, tanto a médio, como a longo prazo, e para tal comprometeu-se com um horizonte 2030, para alcançar a neutralidade em CO2 em todas as entidades situadas nos países onde a empresa opera.

Além disso, aderimos à iniciativa Paris Pledge for Action, subscrita por algumas das principais empresas do mundo na cúpula de Paris (COP21) e por membros da Associação de Genebra, um think tank que reúne as principais empresas de seguro do planeta e que criou um grupo de trabalho voltado especificamente para as possíveis contribuições do seguro para a prevenção da mudança climática.

Back to top